4 passos para construir uma boa Campanha de Marketing

Você deve se perguntar, qual a melhor estratégia para construir uma boa campanha. E se eu te disser que não há só uma estratégia, você vai precisar ir um pouco mais a fundo, entender primeiro quais são as necessidades da sua empresa, qual o seu foco com esta campanha, o seu público-alvo, entender quais serão os benefícios que você tem para oferecer,  e qual será o seu objetivo principal. 

Para construir a sua campanha você pode basear-se neste guia de 04 passos:

  • Construa o objetivo da sua campanha: Entenda primeiro o seu objetivo e o que está buscando com a campanha, seja tornar seu negócio mais conhecido no bairro ou aumentar o número de seguidores, o primeiro passo é saber aonde você quer chegar. Logo depois, pense nas possíveis alternativas para chegar até aquele objetivo e como você chegará lá. O que você busca? Uma campanha de data comercial? Ações de endomarketing para engajar seu time? As opções são diversas!Agora vem os detalhes macro, que é o seu orçamento, quanto tempo terá disponível para aplicar a campanha, quem podem ser seus parceiros, como os clientes terão acesso à campanha, a temática e outros. Se os recursos são limitados, seja de tempo ou dinheiro, então defina um cronograma de ações com responsáveis bem estruturados, se está buscando algo mais barato, que tal aproveitar o on-line? Ou se quer mais impacto local, que tal o off-line? Mas lembre-se, integre suas mídias digitais na ação, seja qual for a modalidade, sendo assim, fazer transmissão ao vivo e stories no momento de alguma ação da campanha é uma boa dica!
  • Conheça os seus principais concorrentes: para além da estruturação da sua campanha, você precisa conhecer os seus concorrentes, assim você apresentará um diferencial dentro do mercado, estude e entenda o que está sendo entregue, defina quais são os seus 4 principais concorrentes, e dentro das suas possibilidades, ofereça algo que se sobressaia em criatividade e originalidade. Você não está se comparando, você está fazendo um reconhecimento de mercado, essa ação será importante para definir a excelência da sua campanha. 
  • Conheça o seu público: antes de dar início a sua campanha, é importante que você conheça as características do seu público, se é um público majoritariamente feminino, qual a faixa etária do seu público, ele costuma ser participativo e engajado? Você já possui uma comunicação com ele? Se você não souber a maioria das respostas, você precisa fazer um reconhecimento, antes de iniciar a sua campanha. Ter clareza sobre o seu alvo principal trará mais segurança na hora de definir e iniciar as suas ações. 
  • Invista na divulgação da sua campanha: nesta fase, você já definiu se sua campanha será on-line, off-line ou híbrida, então você já pode estruturar a sua divulgação, se a sua campanha for totalmente on-line, uma boa opção podem ser os anúncios, defina o público que você deseja alcançar e a logística geográfica, faça um mapeamento de palavras-chave que são pesquisadas pelo seu público-alvo, divulgue as suas mídias digitais com a sua campanha, indique seu telefone de contato, o seu site, endereço, por quanto tempo a sua campanha estará ativa. Se você escolheu a campanha off-line, você pode investir em panfletagem, outdoors, essas mídias ainda são relevantes para uma grande parcela do público que prefere se deslocar até a sua empresa/lojas, e que preferem um contato físico. Ofereça a essas pessoas mimos e brindes, dê motivos para elas escolherem o seu serviço, aposte em descontos justos, e se você preferir uma campanha híbrida, você pode definir quais das dicas listadas acima mais se adequa ao seu negócio, o ideal é que em uma campanha híbrida você desenvolva ações em redes sociais sem esquecer da necessidade de manter-se no off-line auxiliando na divulgação de sua campanha.

Pronto, agora você já conhece alguns passos importantes para construir uma boa campanha. É bastante coisa, mas a boa notícia é que podemos te ajudar! Converse com a nossa equipe, vamos te ajudar a desenvolver uma campanha estratégica de acordo com a realidade do seu negócio. 

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