Porque você deve usar CTAs na sua próxima campanha online

Vem com a gente descobrir como vários empreendedores estão convertendo seus leads em clientes no mundo on-line.

Você já deve saber o que são CTA’s, certo? Pesquisou superficialmente no Google e viu que essa é uma sigla para Call To Action, ou seja, são chamadas ativas que convidam o usuário para um próximo passo para que ele possa prosseguir em um determinado funil de vendas. Tudo bem! Então vamos em frente…

Vamos começar do básico, o seu CTA precisa essencialmente indicar o próximo passo ao usuário, você deve conduzir aonde ele deve ir. Imagine que o seu cliente está em um supermercado, e tem várias setas indicando o melhor caminho para ele conhecer um novo produto, você tem certeza que ele vai adorar. Exato! É isso que você deve fazer.

SUA CAMPANHA

Voltando mais alguns passos, nós também sabemos que o CTA é um recurso que se aplica dentro de uma campanha maior que pode ter vários objetivos. Acredite, nem sempre o CTA precisa ser só comercial!

Você pode também desenvolver campanhas de: Relacionamento, construção de autoridade, institucional e vários outros modelos. Durante essa construção nós temos duas dicas valiosas:

  1. Faça um benchmark e conheça o que está sendo feito no mercado, salve o que você mais gosta e te atrai, para que possa adaptar a sua realidade assim como expandir. Viva a experiência de um cliente procurando um produto/solução parecida com o seu!
  2. Tenha explícito o que vai fazer o cliente se sentir conquistado por sua comunicação

Portanto, desenvolva uma campanha bem alinhada com o seu público-alvo e conecte a sua CTA. Mas agora vamos ver alguns detalhes importantes para você ficar atento(a).

Pensando no propósito, busque fazer o cliente entender o que vai acontecer a seguir, e o botão deve demonstrar exatamente o que o cliente vai “ganhar” clicando onde você está pedindo a ele.

AGORA É MÃO NA MASSA!

Vamos estruturar o texto, e como você vai usá-lo para conversar com o cliente. É muito comum usarmos “fale conosco” ou “clique aqui” mas essas já estão tão fixas na mente do consumidor que não gera mais tanto impacto. Pense no que pode gerar a curiosidade, ser generalista não é tão indicado se você quer se destacar!

– Use verbos no imperativo;
– Pense como cliente, alguém que não conhece bem o produto;
– Imagine que é alguém com pressa (que é a realidade da maioria dos usuários) e precisa entender rápido o que precisa fazer .

Quer ver um exemplo?

Um material sobre exames de sangue, o botão pode ser: “ Entenda tudo sobre o exame X” ou “Entenda mais sobre o seu exame” caso o objetivo seja comercial poderia usar  “marque seu exame” .

O contexto é essencial, deve ter harmonia e conversar com o que está sendo dito. Muitas vezes podemos pensar que o CTA é um órgão e a campanha é outro, mas não é. Um faz parte do outro!

Compreenda bem a jornada do cliente, ele está no momento de comprar ou somente de pesquisar? Então coloque o Call To Action que faça sentido com o momento de compra dele.

A formatação deve ser observada, fuja do retângulo convencional se a plataforma que está usando te permitir. Use modelos diferentes e inovadores com símbolos e formas diferentes.

Sempre tem-se dúvidas sobre a cor, será que é ideal colocar diferente da comunicação? Nós te indicamos que dê um destaque plus, mas permaneça nas suas cores para não destoar demais e acabar confundindo o cliente. Você pode usar cores emergenciais como vermelho e laranja dependendo do produto e objetivo da campanha. Fique atento ao contraste de cores para destacar sua CTA!

Vamos colocar no ar agora! Antes disso, chame alguém que ainda não conheça seu site/material que está o CTA e peça para que essa pessoa visite sua página. Ao final de 5 segundos, minimize o navegador e pergunte o que havia na página e o que era possível fazer lá. Dependendo da avaliação dessa pessoa, você pode fazer alguns ajustes.

Agora que você construiu conosco, vamos avaliar?

Em uma boa avaliação é importante saber quantas pessoas pararam e leram o seu material, em função do número de cliques, para que possamos entender exatamente a quantidade de pessoas que tiveram a chance de clicar e o fizeram.

Para finalizar, não se limite a CTA somente no seu site. Pode-se usar também em assinaturas de e-mail, stories, mensagens no whatsapp e PDFs.

Você tem o poder em suas mãos de conquistar os seus clientes e atraí-lo de diversas formas, que tal criarmos juntos formas inovadoras de melhorar o seu funil de vendas?

Conte com a AMPLO nessa jornada!

Lembrando que não existe receita de bolo, você precisa se reinventar sempre!

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