Você já ouvir falar sobre o modelo AIDA?
Esse método tem como objetivo incentivar e influenciar a tomada de decisão, fazendo com que o consumidor avance dentro do seu funil de vendas. É aquele incentivo que o provável cliente precisa para comprar o seu produto, portanto não basta só oferecer e dizer que o seu produto é o melhor, é preciso realmente convencê-lo disso.
AIDA é uma sigla para o anacrônico para: A – Atenção I – Interesse D – Desejo A – Ação
A ideia inicial é influenciar a Jornada de Compra, então vamos entender o que isso significa primeiro. A Jornada de Compra é todo o processo que o cliente passa desde o despertar do desejo até a realização da compra e está diretamente ligado ao comportamento do consumidor. Para entender esse comportamento é preciso conhecer o cliente e uma das melhores formas é a aplicação de uma eficaz pesquisa de consumo.
Agora, vamos conhecer o AIDA.
Atenção
Impressione na primeira impressão e destaque o que o cliente vai ganhar ou deixar de perder ao ter o seu produto. Faça o seguinte exercício: Liste tudo que o seu cliente em potencial vai ganhar e liste todas as dificuldades que ele deixará de passar ao ter você. Com essas informações valiosas, você vai criar ótimas campanhas para atrair os seus consumidores.
Interesse
Você tem a informação correta para ser transmitida, mas precisa fazer com o consumidor olhe e enxergue o que você quer dizer a ele. Foque nas palavras principais que foram destacadas na etapa anterior.
Desejo
Nesse momento você conseguiu capturar o olhar do seu possível cliente, agora precisa retê-lo! É a parte mais difícil. Invista em artifícios que possam melhorar sua autoridade e provar como os benefícios que fizeram ele chegar até aqui, podem de fato melhorar a vida dele.
Ação
Se todos esses processos fossem uma dança, você se vestiu bem e fez o convite da melhor forma possível, agora precisa facilitar o caminho para que o seu convidado aceite dançar! Desenvolva um processo comercial rápido e descomplicado, sem burocracias ou pegadinhos no contrato, essa etapa de finalização da compra é crucial pois será motivo para ele te indicar ou não aos amigos. Aposte em campanhas promocionais e facilidades, torne esse momento fácil e prático.
Agora é só aplicar! Ficou com alguma dúvida? Estamos aqui pra te ajudar sempre que você precisar :).