Se você já tem plena consciência da importância de realizar pesquisas de satisfação periódicas com os seus clientes, parabéns! Você está um passo à frente de vários empreendedores que ainda não colocaram como prioridade ouvir o seu público.
Caso você nunca tenha aplicado uma pesquisa desse tipo, ou não lembra a última vez que fez, vamos te mostrar agora os motivos pelos quais essa pesquisa é imprescindível!
4 Motivos para você aplicar uma Pesquisa de Satisfação com os seus clientes
- Você vai conhecer porque alguns produtos vendem menos: Não é somente através do número de vendas que você conhece qual produto agrada mais do que outro, na pesquisa você vai pode conhecer a razão pela qual isso acontece e assim tomar ações efetivas para melhorar sua linha de produtos\serviços.
- Vai conseguir melhorar o seu atendimento: Todo mundo já sabe e sente na pele que a concorrência é enorme e tem produtos quase iguais aos seus, é difícil encontrar diferenciais. Mas o seu atendimento pode ser! A sua pesquisa vai te ajudar a melhorar e tornar seus clientes fiéis a você. Você sabe se os clientes compram e voltam? Se sim, por que? Se não, por que?
- Evitar a Síndrome do espelho: A Síndrome do Espelho acontece quando tomamos todas as decisões cruciais do negócio seguindo apenas as nossas opiniões e perspectivas pessoais.O correto é conhecer a opinião real dos seus clientes, afinal de contas, ele possui o ponto de vista de quem realmente consome a sua marca. Muitas vezes quem está dentro da empresa acaba tendo uma visão turva sobre o sobre a percepção dos seus produtos e serviços, por isso é importante perguntar!
- Pode ser a solução para aumentar as suas vendas: Você pode ouvir dos seus clientes por que ele contratou/comprou de você e desenvolver ações comerciais de forma mais assertiva, fortalecendo os pontos fortes do seu produto e usando o feedback dos seus próprios clientes para fazer novos clientes!
Como fazer a sua pesquisa On-line!
Com o começo da pandemia do coronavírus, quem ainda não era adepto ao digital teve que se adaptar e a sua pesquisa de satisfação também precisa se atualizar. Veja a maneira mais rápida e segura de aplicar sua pesquisa on-line!
- Defina o objetivo da sua pesquisa (qual produto quer focar, o que você quer saber)
- Faça o mapeamento dos seus clientes e estabeleça qual o melhor percentual de amostra para que sua pesquisa seja assertiva
- Escolha a ferramenta on-line para criar o seu questionário
- Desenvolva o seu questionário,
- Escolha o canal para enviar e divulgar sua pesquisa (e-mail, mensagens de redes sociais, WhatsApp)
- Analise seus resultados e compartilhe com o seu time!
Observe alguns pontos importantes:
- Qual rede ou mídia digital o seu cliente usa mais rotineiramente e a utiliza para divulgar sua pesquisa.
- Pesquise e escolha uma boa ferramenta de Pesquisas Online, existem opções gratuitas como o Google Forms.
Gostou e ficou interessado em aplicar a sua pesquisa? Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp! A AMPLO vai ajudar você a promover o que funciona no seu negócio a corrigir o que está atrasando o seu crescimento.
Desenvolvemos essas dicas para você baseado em toda a nossa experiência e usamos como referência sites como agendor.com.br e Revista Forbes.