Funil de Vendas : O que é e como ele será uma excelente ferramenta para o seu comercial

Vamos aprender sobre Funil de Vendas? Entender como ele será uma excelente ferramenta para fortalecer o seu negócio? Quer estruturar a sua área comercial, fortalecer as suas vendas? Acompanhe este conteúdo.

O que é Funil de Vendas?

O funil de vendas, ou pipeline, é uma estrutura que descreve o percurso do seu prospect – potencial cliente – desde o primeiro contato com a sua empresa até efetivação da parceria ou compra.

E por que entender mais sobre o funil é importante?

Sabendo que o funil de vendas te traz um panorama dos perfis de cada cliente que está buscando seu produto e efetuando uma compra, você passa a entender as peculiaridades de cada perfil, e cada etapa que o cliente está percorrendo. Se um cliente x que está tendo contato com o seu produto pela primeira vez, terá possibilidade de efetuar a negociação, o que você precisa saber previamente sobre ele?

Qual o público geral de compras, quais etapas os prospects mais demoram a percorrer e como essa demora afeta o seu orçamento final, por onde estes chegam e como você pode solidificar os seus canais para agilizar o tempo de contato e a negociação ou compra final, assim como controlar o percurso dos leads – um lead é um potencial cliente para sua empresa que já cedeu dados como e-mail ou telefone para ter mais informações sobre o seu produto.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas pode ser dividido em várias etapas de acordo com o seu segmento e empresa, é importante que você faça um reconhecimento do seu negócio antes de definir o seu funil.

Hoje, falaremos do funil de vendas com três etapas: Topo, Meio, Fundo.

1°: Topo do Funil
Neste momento, o novo cliente terá consciência de sua necessidade, ele precisa de auxílio, e o seu produto pode ser compatível a necessidade prévia dele, desta maneira, mostre os seus serviços e as informações do seu negócio, tente convertê-lo em lead oferecendo materiais descritivos sobre o seu produto, desta forma, ele saberá qual a importância do seu negócio para ele.

2°: Meio do Funil
Aqui, o lead já sabe qual o seu produto e provavelmente está em dúvida sobre qual o melhor serviço que irá ajudá-lo. Não tente apenas vender de forma rasa, converse com o seu lead , tente entender a sua real necessidade e entregue informações objetivas que o ajudarão a definir qual produto deve aderir e se este deverá ser o seu. Se não houver uma compra final, existirá informações pessoais que o ajudarão a construir o seu perfil de clientela, mais tarde você poderá tentar novos contatos com este lead levando mais informações sobre seus serviços e a sua empresa.

3°: Fundo do Funil
Nesta etapa, você terá um lead que passou por um processo de seleção e escolha, ela conhece alguns dos seus produtos e sabe quais irão auxiliá-la. Você demonstrou confiança e segurança nas etapas anteriores e conseguiu converter seu lead em um possível cliente.

Entender sobre o Funil de Vendas trará além da experiência de conhecer o perfil dos seus clientes, mais criatividade, agilidade no tempo direcionado a captação de leads, um melhor relacionamento com a sua clientela, mais assertividade nas vendas e nos seus lucros.

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