Durante o desenvolvimento das suas estratégias de vendas é comum esbarrar com termos como funil de vendas, mailing, ações de captura de lead e etc. Todos esses estão relacionados a conquista de novos clientes. Normalmente, as expressões ‘lead’ e ‘prospect’ são tratadas como sinônimos pois ambas fazem parte do processo de marketing e vendas, mas na verdade elas têm suas diferenças. É importante começar entendendo a rota que o público-alvo faz para chegar até seu negócio e só então elaborar estratégias para capturá-lo, tornando-o efetivamente seu cliente.
Vamos compreender primeiro o que é lead. Você já entrou em um site onde para baixar determinado conteúdo era necessário deixar o seu e-mail ou número de contato? Pronto! O usuário que se interessou pelo conteúdo ou ação e deixou o algum contato, é considerado um lead.
É muito importante que dentro do planejamento de marketing e comunicação estejam presentes ações de captura de lead. Para isso, é necessário estudar o comportamento do consumidor, conhecer o que é relevante para ele e desenvolver as conhecidas “iscas digitais” que são pequenos presentes para ajudar o seu cliente, uma planilha ou solução que levam esse consumidor a se engajar mais na sua marca, como o envio de outro conteúdo. Essas estratégias trazem o usuário de forma espontânea, sem a exposição de nenhum produto ou oferta específica.
Agora, se você é um gestor comercial o nome prospect já deve ser bem fixado em seu dia a dia. Mas, do ponto de vista do consumidor imagine a seguinte situação: Ao entrar em uma loja você gostou de um determinado produto e o vendedor sugeriu te enviar mais informações por e-mail, então você passou a ter uma relação comercial com essa loja mesmo não tendo comprado nada. Pronto! Esse usuário que foi atingido por sua oferta e tem algum interesse de compra é considerado um prospect dentro do seu funil de vendas.
Você sabe o que é funil de vendas? Nada mais é do que uma forma de controle do trajeto das pessoas interessadas em adquirir seu produto ou serviço até a atitude final, que é a compra. O funil de vendas pode ser personalizado de acordo com o perfil do seu público-alvo, mas existem algumas etapas que podem te ajudar a construir o seu de forma efetiva.
Confira nosso próximo conteúdo sobre funil de vendas, com algumas dicas valiosas.
Esperamos que tenham gostado e que ajude a elaborar com mais eficácia os seus planejamentos de marketing.
Até a próxima!